sexta-feira, 15 de março de 2013

"Passarin de fogo" made in Ceará

A postagem de hoje é especial para mim. Talvez seja onde o interesse de levar um hobby como profissão tenha começado a nascer.

Essa guitarra baseada nas Firebird (não vou ter a pretenção de chamar de cópia) foi uma idéia que tive há alguns anos. Trocando idéias com o luthier, meu camarada de longa data, Adauto Soares (figura conhecida pelos músicos de Fortaleza, um dos pioneiros na contrução de guitarras na cidade), tive a vontade de acompanhar todos os passos na contrução de uma guitarra hand made, desde a seleção das madeiras até o acabamento final.

Combinamos algumas mini aulas e assim começamos. O processo era bem artesanal e as madeiras selecionadas foram cedro rosa para o braço/corpo e ipê para a escala. Escolhi um instrumento de braço inteiriço já pra pegar uma dificuldade boa de cara. O legal foi justamente sair da teoria de internet e meter a mão na massa. Ainda não criei o interesse de começar a contruir, mas essa experiência foi um divisor de águas pra mim, um guitar tech que não sabe lixar, usar uma grosa...

Quando a estrutura já estava bem adiantada (eu já havia colocado os inlays, escala já colada, "asas" da guitarra coladas e nas últimas lixas de acabamento), resolvi conversar com outro luthier que tinha conhecido a pouco tempo - tinha gostado do trabalho dele - para finalizar o acabamento. Achei que seria interessante conhecer mais um profissional para ter mais informações e experiências. O luthier citado é o meu chapa Júlio Alves, um cara que além de competente se tornou um grande amigo que me ajuda demais. O Julio ficou encarregado da pintura, escudos e algo mais que precisasse. Nem precisa falar nada, só mostrar as fotos!

Mas a coisa não foi tão fácil, o o Júlio me entregou a guitarra um brinco de acabamento, enchia os olhos... Mas um erro meu no projeto não me agradava e não me acostumava: O braço tinha ficado muito largo, 46mm no nut, e com o shape muito gordo. Eu não consegui me adaptar de jeito nenhum.

Daí o Júlio me ajudou e a "passarin de fogo" mais uma vez foi pra cirurgia. O braço foi feito um novo shape, os frisos foram retirados e a escala foi diminuída em toda sua extensão. Só quem é luthier sabe o trabalho que é isso, hehehe.

Enfim, novas medidas acertadas a guitarra foi novamente pintada. Mas ficou meses encostada, eu sem coragem de polir (ainda estou sem politriz, polir na mão é osso, meu chapa!) e de fazer um novo nut.
Mas finalmente cirei coragem! fiz um polimento razoável, pra depois acertar melhor na politriz, e fiz um nut de osso. Refiz as ligações, dei um trato na escala, coloquei 010 e regulei.

Essa guitarra além de ter um valor simbólico pra mim, ficou excelente e acho ela lindíssima. Ficou super confortável e a ação das cordas pode ficar baixíssima, caso assim queira.
Aqui vão fotos do começo, meio e fim:

Peças de cedro rosa (o saudoso Dantinho supervisionando)

Eu aplicando os inlays.



Pré montagem na bancada do Adauto.

Depois dos cuidados do Júlio Alves, capricho total.
Essa foi hoje, depois de remodelada, repintada e agora polindo e montando novamente.

Escudo Inox by Júlio.

Pickups GFS mas em breve entrarão 2 Tesla.

Pestana de osso que fiz hoje, medidas exatas.

Detalhe nos Inlays que instalei.

Binding estilo Gibson, chato de fazer mas fica bonito.


Tarraxas Gotoh Magnum lock

Nenhum comentário: