quinta-feira, 7 de março de 2013

MusicMan Stingray

O Stingray é um dos modelos de baixo que, mesmo sem saber tocar baixo, gostaria de ter. Tem uma vibe meio retrô, que não sei explicar, mas que me chama a atenção. Talvez seja o simples fato de ser oriundo dos 70's e por ter como um dos idealizadores, um senhor chamado carinhosamente de "Leo Fender".Pra quem não sabe ele tornou-se presidente da MusicMan depois de um tempo de ter vendido sua marca para a CBS.

É um instrumento de muita personalidade, ainda mais por ter apenas um único humbucker (no modelo do baixo em questão) próximo a ponte. Mas  os controles paramétricos dão varias possiblidades, dentro dos limites do único captador.

Outro detalhe dos instrumentos da MusicMan (não sei ao certo, mas creio ser invenção deles) é a bala de tensor "spoke wheel" que se trata de uma bala  circular, rosqueada e com varios furos ao redor, que fica aparente no final da escala. Em alguns modelos antigos ainda não eram assim, não sei de quando é a criação da peça. Facilita e muito a vida dos luthiers, já que com qualquer objeto rígido como chave de fenda, allen... que encaixe na espessura dos furos, pode servir de chave de regulagem e a bala fica ali de cara, fácil acesso. Todo mundo que trabalha com isso já teve problemas com balas espanadas, chaves que não encaixam por terem padrões de medidas não usuais e sem contar com os fender antigos que vc tem que tirar o braço pra regular... É uma forma genial de se facilitar as coisas mas poucas marcas e alguns luthiers apenas adotaram.

O shape do braço é gordo, característica de instrumentos mais antigos. Algumas pessoas acham difícil se adaptar a isso, portanto se você gosta de braços muito finos de instrumentos modernos é bom considerar isso ao comprar um instrumento desses sem testar.

O baixo citado (muito bonito, por sinal) pertence ao Renan Maia, ótimo baixista da cena musical de Fortaleza. Foi trazido pra uma manutenção de rotina, foram reguladas oitavas, tensor, ação das cordas e polidos os trastes. Foram colocadas cordas Ernie ball 045.







Nenhum comentário: