terça-feira, 12 de março de 2013

Chicago fret works

 Nas minhas pesquisas internéticas/luthierísticas sempre curto pesquisar o trabalho de gente boa no Brasil e no exterior. Uma oficina/atelier que me chamou muito a atenção é a "Chicago fret works", localizada - naturalmente - em Chicago.

Os responsáveis pelos serviços e proprietários da oficina se chamam Steve Baker e Dan Wolf. Os caras mandam ver, o trabalho é magnífico. Recuperam guitarras caríssimas(quando eu digo guitarras caríssimas falo de dezenas de milhares de dólares) de décadas de uso que sofreram danos severos como: pinturas estragadas, rachaduras, headstocks quebrados.... E os caras fazem um relic incrível pra cada caso, levando em conta todos os detalhes de cada instrumento. Também tem serviço de amps, inclusive vi uns heads Marshall do Red hot chilli pepers (é mole?) para reparo, em uma das páginas do site deles.

Aqui no Brasil (em Fortaleza nem se fala...) a gente tira leite de pedra, mas tem melhorado significativamente o acesso a um bom ferramentário e a uma estrutura razoável para luthieria. Obviamente a mão de obra nos países de primeiro mundo é muito melhor remunerada e o trabalho técnico mais respeitado. Outra coisa que infelizmente temos muito aqui é a falta de humildade dentro da própria profissão. É um querendo dar rasteira no outro e isso só faz prejudicar a sí mesmo e aos colegas, que muitas vezes poderiam trocar informações e experiências. Sou felizardo de ter bons amigos, dentro e fora da profissão, que me ajudaram desde o início e me ajudam até hoje.

Enfim, não custa nada sonhar com uma oficina dessas, né? Estou só no comecinho da minha jornada e prometo muita novidade bacana daqui pra frente.

Deêm uma olhada com essa ferramenta do Google maps (incrível isso, por sinal) na parte interna da "Chicago fret works"

e aqui algumas fotos de um serviço , feito por eles, em uma PRS que estava toda destroçada:















E aqui o site dos caras na seção "workbench", onde tem varios dos serviços:
http://www.chicagofretworks.com/workbench/

Nenhum comentário: