quinta-feira, 14 de março de 2013

Gibson Flying V

Albert King, um dos primeiros ícones da Flying V.


Também chamada de "V Factor", é um modelo futurista, criado por Ted Maccarty (designer e presidente da Gibson na época. Desenhou nada mais nada menos que o modelo "Les Paul") e lançado em 1958. O modelo não agradou e em 59 já foi deixado de lado pela Gibson.

Mas como o ser humano sempre precisa de uma imagem forte e inspiradora (olha aí os gênios, como sempre, emprestando um pouco da sua autoestima e personalidade), Albert King e Jimi Hendrix apareceram usando Flying v's e adivinhem o que aconteceu? A Gibson relançou em 1967 e virou um clássico. Algumas pequenas diferenças foram surgindo entre as séries lançadas: desenho do head, truss rod cover e pontes, basicamente. A poucos anos a Gibson lançou o modelo "flying v reverse", por sinal, uma verdadeira aberração. Em 81 a Gibson lançou também baixos V, mas não foram feitos muitos e nem tiveram o mesmo sucesso das guitarras.
A lista de famosos usuários do modelo ficou grande, de lá pra cá: Michael Schenker, Lenny Kravitz, James Hetfield, Kirk Hammet, Ed Van halen (a música hot for teacher foi gravada com uma V) entre varios outros.

O modelo serviu como base para a criação de outros nos 80's, talvez o mais famoso seja a Jackson Randy Rhoads.

Eu particularmente acho as Flying V lindíssimas, é incrível a genialidade de caras como o Mccarty e Leo fender. Fizeram modelos imortalizados, modernos e atuais, há décadas. De fato o desenho dessa guitarra não é muitto fácil de se tocar sentado, isso é uma das características que mais reclamam. Mas com jeito dá pra se adaptar a isso. O visual compensa! O timbre vai na onda de guitarras com configurações parecidas, de corpo sólido, braço "set in" (colado) e dois humbuckers. Muito power, dá logo vontade de tocar rock, não tem jeito!





Ed Van Halen

Lenny Kravitz

Precisa dizer quem é?

Michael Schenker

James Hetfield



Nenhum comentário: