domingo, 31 de março de 2013

Botar os ouvidos pra trabalhar!

Bom dia, meu povo, faz um tempinho que não posto nada mas hoje vou postar algo diferente.

A uns poucos anos comecei a ouvir a música com "outros ouvidos", tentando prestar atenção não só na massa sonora como um todo mas nos detalhes, timbres.

Isso é complicado de se fazer, ainda mais que, na maioria das vezes, a gente ouve música fazendo mil coisas, tudo ao mesmo tempo. No trabalho, dirigindo, fazendo caminhada, conversando e tomando uma gelada com os amigos (agora deu sede...). E é muita informação numa música: Na maioria das vezes são varios instrumentos, harmonia, melodia e timbres! É dificil do ouvido dar conta de tudo, sempre varias coisas são sacrificadas.

Até quando você tá pegando uma música pra sua banda você, na maioria das vezes, se preocupa muito mais com a execução das notas certas do que com os timbres em sí. O que eu vejo de cover que o cara toca com uma técnica super apurada, mas assassina as sonoridades... Talvez quase ninguém vai perceber, fato. Mas pensar assim é ser medíocre, creio que a gente queira crescer, né?

Vou deixar só uma sugestão de exercício pra se fazer de vez em quando (quando puderem). Peguem alguma música que já conheçam e tentem ouvir o que mais interessa de forma atenciosa, pegando as nuances; tentando ouvir os efeitos, timbres; imaginando que pedal é aquele naquela hora; que instrumento é aquele (caso já não saiba, obviamente); e por aí vai, cada um incremente a sua pesquisa como achar legal. E hoje ainda temos milhares de sites pra pesquisar até o cadarço do sapato que o Jimmy Page usou em "Whole lotta love". Mamão com açucar demais, quer mais moleza ainda? Mas não é só ler e decorar "ah, o jeff beck usou na década de 70 o colorsound overdriver". Certo, e o som disso, você conhece? como ele setava o pedal? Isso não é da noite pro dia, é um eterno aprendizado e muitas vezes a gente se engana, achando que tem certeza mas passou longe... E isso é que é o legal da história!

Isso não é em vão, podem ter certeza! Aprendi a gostar mais de varias músicas e bandas depois de entender melhor certas sonoridades. Não precisa ter os ouvidos do Eric Johnson, até por que ele mesmo com a fama de ouvido de cachorro tem quem odeie o seu timbre, hehehe. Se você sentir qualquer acréscimo de conhecimento já é válido, ao meu ver. Enfim, se puderem façam isso de vez em quando, é um exercício legal até mesmo pra aprender a timbrar melhor, passar a conhecer mais equipamentos, saber o que você realmente precisa no seu set e curar os ouvidos de certos vícios.

Valeu e até a próxima postagem!

Nenhum comentário: