quarta-feira, 6 de março de 2013

Made in Japan

 Sempre me interessei não só por instrumentos, mas por qualquer objeto que pareça ter muita história por trás. Velharia mesmo, rádio, vitrola, escrivaninha, máquina de datilografar... Não é a toa que adoro lojas de artigos antigos, pra muitos um amontoado de cacarecos. Pra mim tem muita história ali escondida e que fico imaginado mil coisas que podem ter passado, lugares por onde podem ter viajado.

Há alguns anos comecei a ter curiosidade sobre algumas marcas de guitarras feitas no Japão. Vi alguns nomes sendo comercializados no mercado livre, como: Greco, Tokai, Burny, Orville... e que eram instrumentos com aquela cara "vintage". E até mesmo pelo preço não deviam ser coisa ruim.

Comecei a ler alguns sites japoneses, além do próprio Ebay que comercializam muitas dessas marcas oriundas da terra dos samurais. Via em varias dessas marcas o nome "Lawsuit" e não sabia do que diabos se travata. Pois bem, vou fazer um breve resumo sobre o assunto (adaptado de um texto de um colecionador e especialista de guitarras Japonesas, Andrew Mechling):

Entre as décadas de 1960 e 1970 o Japão tinha varias boas marcas de guitarras baseadas nas guitarras clássicas dos 50's e 60's. Eram instrumentos bem feitos, a aparência e o timbre eram muito próximos das originais. Por volta de 1980 as réplicas feitas pela Greco, Tokai e Burny/Fernandes chegaram ao top em construção e modelos variados.

A "Lawsuit", ou "ação judicial", aconteceu por volta de 1981 quando a Gibson, Fender, Rickenbacker e outras marcas americanas ficaram impressionadas e indignadas com as cópias de suas marcas que ameaçavam as vendas das marcas. Essa briga durou algum tempo então as marcas japonesas cederam e fizeram algumas modificações para se distanciarem do estigma de "réplicas". As guitarras apelidadas de "lawsuit" são as que estavam no meio do período dessa briga e são consideradas as mais bem construídas.

Algumas marcas  japonesas como Edwards e ESP Navigator fazem ainda hoje guitarras maravilhosas baseadas em Gibson Les paul, por ex, mas só são comercializadas oficialmente no mercado do Japão.

Eu comprei a alguns anos uma Yamaha Studio lord (achei um catálogo em que ela aparece e diz ser do começo dos 80's ) que tem algumas modificações como no headstock, mas é uma les paul maravilhosa, só que não é uma réplica, portanto não se enquadra nas "Lawsuit". Mas como dizem que o mundo é dos espertos (infelizmente) é super comum qualquer guitarra japonesa antiga ser anunciada como "Lawsuit era".

Enfim, ainda vou pegar uma Lawsuit, só estou esperando aparecer uma boa oportunidade. Algumas chegam a custar até 5.000 dólares no mercado exterior (isso mesmo, mais caro que a maioria das gibson novas top de linha) mas com sorte vc acha uma boa guitarra japonesa por 1\10 disso. E não precisa ser Lawsuit se vc não procura uma réplica perfeita. Mas isso não é pra iniciantes se arriscarem pois você pode comprar gato por lebre facilmente, tem muitas informações e detalhes sobre cada marca a ser estudado antes de achar que é uma boa guitarra! O assunto é vasto e cada marca (existam varias) tem a sua história e detalhes.

Curiosidade: Você sabia que existe Epiphone Made in Japan? e essas são instrumentos excelentes! Muito superiores às outras Epiphones asiáticas.

Aqui vai um site japonês que tem varias informações e também vende essas maravilhas: http://guitarsjapan.com/
Algumas réplicas:









Nenhum comentário: