quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Usando o volume na guitarra

Uma coisa que é super comum principalmente no meio dos guitarristas de sons mais pesados é a pouca - ou quase nula - utilização do pot de volume no instrumento  como recurso além de "ligar e desligar" o som do instrumento. Digo isso por mim mesmo que por tempos toquei heavy metal e temos que admitir que no estilo não se tem muita abertura pra experimentos sonoros. Se usa o pot de volume no 0 ou no 10, salvo raríssimas excessões.

Pedais de volume, amps com 2/3 canais, boosters, equalizadores paramétricos, pedaleiras com prests salvos... são coisas comuns que qualquer guitarrista ureia seca* hoje possui ou pelo menos tem conhecimento. Músicos das antigas tinham menos recursos do que os de hoje então tinham que se virar como podiam. Os caras usavam muitas vezes guitarra >cabo>amp e o amplificador com apenas um canal. Então você não tinha a facilidade de pisar num footswitch e trocar de sujo pro limpo.

Algumas considerações sobre os pots da sua guitarra:
São resistores ligados a um circuito passivo na maioria esmagadora das guitarras e baixos. Sendo assim você não pode aumentar nem volume  nem frequências, apenas cortar.

EUREKA! Posso com o  controle de volume da guitarra também limpar o sinal distorcido, cortando o sinal/volume de saída do instrumennto. Pode parecer bobagem falar isso pra muitos mas o que eu vejo de guitarristas, principalmente os menos experientes, se impressionando quando descobrem isso não tá no gibi.
Zakk wylde, Slash, Jimmy page, Hendrix e varios outros faziam e fazem isso constantemente.
Algumas dicas:

  1. Funciona melhor em distorção de amplificadores valvulados pela alta impedância de entrada do mesmo(me corrijam se tiver falado besteira) mas também rola em amps transistor, só não com a mesma qualidade;
  2. Limpa bem a saturação de alguns tipos de bons pedais de distorção e o mais clássico (varios guitarristas do 60's e 70's faziam isso toda hora) que é nos pedais clássicos de FUZZ. Um cara que faz isso muito bem é o Fred Andrade (músico excelente), quem puder dar uma sacada ele tem varios videos no youtube e ele usa esse recurso bastante;
  3. Captadores de alto ganho podem vir a dificultar limpar o som já que o sinal de saída do instrumento será mais alto;
  4. Um recurso que ajuda é a instalação do "treble bleed" que se trata de um micro circuito composto por um resistor em paralelo com um capacitor entre o "hot-in" e o "hot-out" do volume da guitarra. Serve pra quando você baixar o volume amenizar o corte das frequências altas e não ficar aquele som "velado". Faço esse serviço, é rápido, simples e não deixa cicatrizes :)  ;
  5. E o principal é a malandragem do músico! saber onde isso encaixa ou não na música e ter a dinâmica na pegada.
  6. Em les paul que tem volumes independentes você pode por exemplo deixar o volume do pickup do braço clean e deixar o da ponte 100% aberto... Faz dedilhado no do braço e só mudando a chave vem o distortion (adoro fazer isso, hohoho);

    Enfim, é algo difícil de escrever mas fácil de observar na prática. Caso possa esclarecer algo estou por aqui e no facebook.

    *Ureia seca aqui no Ceará é o mesmo que "beginner".

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