segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Gibson Les Paul Traditional Pro



Boa tarde, queridos quitarristicos!

Vamos pra mais uma postagem, hoje é a vez dessa belezura, Gibson Traditional Pro, pertencente ao Taylor Lebowe, mais novo cliente da minha oficina.

É uma guitarra de 2009, bem pesadinha (não é "chambered" como a maioria que tem saído nos últimos anos). Possui tarraxas com trava, pickups com coil tapping (ou "push pull") de fábrica.

Um upgrade que tem sido muito comum em Gibsons, de um tempo pra cá, é a troca de trastes. De fato os trastes originais da Gibson não tem uma altura muito bacana, pelo menos pro meu gosto. Mais uma que o cliente optou por trastes inox jescar, a procura por esses trastes está além do que eu esperava.

Regularizei um leve desnível da escala e foram embora os "nibs" que são aqueles pedacinhos do friso do braço das gibson, que acompanham o final dos trastes (entendedores entenderão). Fazem parte do acabamento original mas nas minhas trocas de traste (como na maioria) acabo desfazendo, pois é praticamente impossível deixar um acabamento decente na junção dos trastes novos com os nibs. Além de que não teria como regularizar a escala sem leva-los embora na lixa.


Enfim, trastes instalados e logo depois foi a vez da
blindagem. Nada além do que já é meu procedimento padrão. E viva ao silêncio!

Algumas fotos do serviço:











sábado, 27 de julho de 2013

Ernie Ball / Music man Axis

Hoje a postagem é rock'n roll, mais uma guita na onda Van halen. Há uns tempos postei um serviço em uma Peavey Wolfgang, que foi parceria de Ed (Van halen) por um certo tempo. Mas a primeira guitarra do cara com esse desenho foi a Music Man Axis.

Essa que pintou aqui é do guitarrista Kadu, inclusive muito parecida com a peavey que falei: Também preta, braço em birds eye maple, mesmo shape de braço, mas essa possui alavanca floyd.

Kadu quis também experimentar trastes inox, mas além disso retirar alguns arranhões e instalar um pickup na ponte, no caso o original Dimarzio.

Essa guita é muito bacana, braço gordo mas confortável, muito estável, bem retilíneo. A ponte é exclusiva da marca mas é fabricada pela Gotoh (ou seja, coisa boa).

Fiz um polimento na região onde bate  palheta, estava bem arranhadinha e fosqueada, o brilho voltou mas não lembrei de tirar fotos do antes e depois disso. Coloquei o dimarzio na ponte, com drive essa guita é um absurdo.
Instalei os inox, aproveitei e dei um grau na escala que estava bem sujinha. Pra quem não sabe, esse modelo (como a da peavey) não tem o braço envernizado, é apenas uma cera que acaba deixando penetrar boa parte da sujeira e suor das mãos. Lixei e apliquei uma fina camada de um óleo especial que vai impermeabilizar a escalar. Acho que seria legal na próxima troca de cordas a gente passar novamente mais uma camada.

Enfim, foi regulada com 010 d'addario em afinação padrão. Acho que eu também quero uma guitarra dessas! hehehe






segunda-feira, 15 de julho de 2013

Ibanez Roadstar II

E aí galera, tudo na paz?

Hoje a postagem é sobre uma guitarra bem antiga e clássica da ibanez: Roadstar series.
Essa pertence ao Jonio e ele me deu a missão de fazer ela "voltar à vida". A guitarra tava bem castigada e precisou passar por um trato novo pesado.

O escudo estava quebrado, trastes e escala completamente esculhambados... Mas felizmente a estrutura da guitarra ainda estava íntegra, inclusive toda a parte elétrica ainda original. E olha que essa guitarra creio ser do início dos 80's.

Enfim, fiz um novo escudo preto em acrílico, refiz ligações e dei uma geral nas soldas. Os pots dessa guitarra são do tipo "push-push", não são como os push-pull populares. Felizmente ainda estão funcionando.

Instalei trastes Stewmac 150, retifiquei um defeito na escala e aproveitei pra fazer um raio composto de 10'', 14'' e 16'' no final. A ação das cordas ficou uma maravilha.

A guitarra tem uma vibe retrô muito legal, dá logo vontade de tocar algum riff clássico de hard rock, hehehe.

Algumas fotos do estado dela ao chegar aqui na oficina e depois dos serviços terminados:















sexta-feira, 5 de julho de 2013

Les paul Condor

Mais uma CLP2 Condor, dessa vez a guita é do cliente Maqson e veio pra um upgrade do bom: Troca de trastes, nut e instalação de pickup novo na ponte.

Começando pelo nut, novidade boa aqui na oficina. Agora também intalo e sou revendedor Graphtech. Pra quem não conhece é marca referência em qualidade de nuts, rastilhos e também entrando com força com hardware como ponte e saddles. Quem tiver dúvidas e interesse é só entrar em contato comigo. Pois bem, coloquei um nut tusq na lespa condor, agora vai dar uma boa melhorada na afinação e também pode melhorar a transmissão da vibração das cordas.

Quanto aos trastes, mais inox jescar nas áreas! é um investimento um tanto alto mas que transforma o instrumento, tocabilidade vira uma maravilha sem contar com a durabilidade dos trastes.

Instalei também um Seymour JB na ponte, rock'n roll e médios nas ureia!

A guita ficou ótima, algumas fotos:













segunda-feira, 17 de junho de 2013

Classic vibe 50's

Boa tarde, galera! ( isso soa meio "apresentador garotão de programa de auditório"...)
Estou meio devagar nas postagens, muito trabalho pra botar em dia e acabo esquecendo, fato.
Mas vou tentar voltar a postar com mais frequência, promessa!

Hoje a guita do dia é uma Squier Classic vibe 50's, pertence ao meu camarada Jonio Anjos e tava precisando urgentemente de trastes novos. O Jonio é músico profissional e toca com muita frequência, e os trastes originais não são de qualidade muito boa, então vão mais rápido pro saco, não tem jeito.

Instalei trastes Sanko SBB-215, é um dos que mais tenho instalado e são excelentes. Aproveitei e dei uma retificada nos saddles da corda sí e mí, estavam cortando e o Jonio se queixava de quebrar cordas com frequência.

Essa guitarra é muito bacana, com certeza das Squier é a que mais curto. Acabamento, madeiras e peças bem bacanas mesmo.

Aí vai um antes e depois:










sexta-feira, 17 de maio de 2013

Condor JC 160


Essa bela guitarra pertence ao cliente Nickson. Foi feita a substituição de praticamente todo o hardware, incluindo-se os captadores.

Nela estavam instalados 2 Sergio Rosar que não são ruins, na verdade são bons mas de fato não tinham muito a ver com a proposta da guitarra. O Nickson escolheu 2 Gibson, um 57 classic e um 57 classic plus.

Essa guitarra é uma das minhas preferidas da Condor, o acabamento é muito bonito e é bem construída.Também foram trocadas as tarraxas condor originais por um set de groover, além do cordal e ponte. Foi colocado um encordoamento Elixir 0.11 e ação ficou baixa, bem confortável.

Ficou com uma ótima tocabilidade, timbre ótimo e com um visual lindíssimo:






terça-feira, 14 de maio de 2013

Fender MIM "$$"

Fender strat MIM, do Leonardo Telles. Ele trouxe para trocarmos o nut (que não tava legal) por um em osso, feito por mim. O nut é uma das partes mais importantes pra uma boa regulagem do instrumento.Sem contar que um nut mal feito pode além de deixar o instrumento descalibrado, dar diferenças nas oitavas e ainda matar o som das cordas. Utilizo ferramentas apropriadas pra esse trabalho (inclusive vocês não sabem como essas ferramentas, como uma simples serrinha Stewmac, são caras... Mas fazem toda a diferença num serviço de boa qualidade!).

Outro dos serviços que mais tem saído aqui na oficina é o de blindagem. De fato, ruído é uma coisa chata, além de uma blindagem bem feita (como as que saem daqui) sugiro sempre que usem bons cabos! Nada adianta blindar mas ligar a guitarra com cabo porcaria, vai matar frequências e criar ruídos. Nunca menospreze os detalhes, é onde moram as diferenças...

Finalizando, o Leonardo pediu que eu travasse a ponte, pois ele não usa a alavanca e costuma mudar bastante de afinação. Fiz um bloquinho de pinus, na medida exata entre a ponte e o corpo. Deixei dois furinhos pra facilitar a retirada com parafusos, caso queira mudar posteriormente.

A guitarra foi regulada meio tom abaixo, colocadas cordas Ernie ball 011. Ação média, ficou com a pegada bem firme e confortável. A guita é equipada com um set de pickups Lindy Fralin (se não me engano, os "vintage hot"). O timbre é muito bom, caracteristicas vintage mas com uma aquecida a mais no pickup da ponte.

Detalhe para a adesivagem "$$" que ele fez, ficou bem legal! Aí vão algumas fotos: