sábado, 27 de julho de 2013

Ernie Ball / Music man Axis

Hoje a postagem é rock'n roll, mais uma guita na onda Van halen. Há uns tempos postei um serviço em uma Peavey Wolfgang, que foi parceria de Ed (Van halen) por um certo tempo. Mas a primeira guitarra do cara com esse desenho foi a Music Man Axis.

Essa que pintou aqui é do guitarrista Kadu, inclusive muito parecida com a peavey que falei: Também preta, braço em birds eye maple, mesmo shape de braço, mas essa possui alavanca floyd.

Kadu quis também experimentar trastes inox, mas além disso retirar alguns arranhões e instalar um pickup na ponte, no caso o original Dimarzio.

Essa guita é muito bacana, braço gordo mas confortável, muito estável, bem retilíneo. A ponte é exclusiva da marca mas é fabricada pela Gotoh (ou seja, coisa boa).

Fiz um polimento na região onde bate  palheta, estava bem arranhadinha e fosqueada, o brilho voltou mas não lembrei de tirar fotos do antes e depois disso. Coloquei o dimarzio na ponte, com drive essa guita é um absurdo.
Instalei os inox, aproveitei e dei um grau na escala que estava bem sujinha. Pra quem não sabe, esse modelo (como a da peavey) não tem o braço envernizado, é apenas uma cera que acaba deixando penetrar boa parte da sujeira e suor das mãos. Lixei e apliquei uma fina camada de um óleo especial que vai impermeabilizar a escalar. Acho que seria legal na próxima troca de cordas a gente passar novamente mais uma camada.

Enfim, foi regulada com 010 d'addario em afinação padrão. Acho que eu também quero uma guitarra dessas! hehehe






segunda-feira, 15 de julho de 2013

Ibanez Roadstar II

E aí galera, tudo na paz?

Hoje a postagem é sobre uma guitarra bem antiga e clássica da ibanez: Roadstar series.
Essa pertence ao Jonio e ele me deu a missão de fazer ela "voltar à vida". A guitarra tava bem castigada e precisou passar por um trato novo pesado.

O escudo estava quebrado, trastes e escala completamente esculhambados... Mas felizmente a estrutura da guitarra ainda estava íntegra, inclusive toda a parte elétrica ainda original. E olha que essa guitarra creio ser do início dos 80's.

Enfim, fiz um novo escudo preto em acrílico, refiz ligações e dei uma geral nas soldas. Os pots dessa guitarra são do tipo "push-push", não são como os push-pull populares. Felizmente ainda estão funcionando.

Instalei trastes Stewmac 150, retifiquei um defeito na escala e aproveitei pra fazer um raio composto de 10'', 14'' e 16'' no final. A ação das cordas ficou uma maravilha.

A guitarra tem uma vibe retrô muito legal, dá logo vontade de tocar algum riff clássico de hard rock, hehehe.

Algumas fotos do estado dela ao chegar aqui na oficina e depois dos serviços terminados:















sexta-feira, 5 de julho de 2013

Les paul Condor

Mais uma CLP2 Condor, dessa vez a guita é do cliente Maqson e veio pra um upgrade do bom: Troca de trastes, nut e instalação de pickup novo na ponte.

Começando pelo nut, novidade boa aqui na oficina. Agora também intalo e sou revendedor Graphtech. Pra quem não conhece é marca referência em qualidade de nuts, rastilhos e também entrando com força com hardware como ponte e saddles. Quem tiver dúvidas e interesse é só entrar em contato comigo. Pois bem, coloquei um nut tusq na lespa condor, agora vai dar uma boa melhorada na afinação e também pode melhorar a transmissão da vibração das cordas.

Quanto aos trastes, mais inox jescar nas áreas! é um investimento um tanto alto mas que transforma o instrumento, tocabilidade vira uma maravilha sem contar com a durabilidade dos trastes.

Instalei também um Seymour JB na ponte, rock'n roll e médios nas ureia!

A guita ficou ótima, algumas fotos:













segunda-feira, 17 de junho de 2013

Classic vibe 50's

Boa tarde, galera! ( isso soa meio "apresentador garotão de programa de auditório"...)
Estou meio devagar nas postagens, muito trabalho pra botar em dia e acabo esquecendo, fato.
Mas vou tentar voltar a postar com mais frequência, promessa!

Hoje a guita do dia é uma Squier Classic vibe 50's, pertence ao meu camarada Jonio Anjos e tava precisando urgentemente de trastes novos. O Jonio é músico profissional e toca com muita frequência, e os trastes originais não são de qualidade muito boa, então vão mais rápido pro saco, não tem jeito.

Instalei trastes Sanko SBB-215, é um dos que mais tenho instalado e são excelentes. Aproveitei e dei uma retificada nos saddles da corda sí e mí, estavam cortando e o Jonio se queixava de quebrar cordas com frequência.

Essa guitarra é muito bacana, com certeza das Squier é a que mais curto. Acabamento, madeiras e peças bem bacanas mesmo.

Aí vai um antes e depois:










sexta-feira, 17 de maio de 2013

Condor JC 160


Essa bela guitarra pertence ao cliente Nickson. Foi feita a substituição de praticamente todo o hardware, incluindo-se os captadores.

Nela estavam instalados 2 Sergio Rosar que não são ruins, na verdade são bons mas de fato não tinham muito a ver com a proposta da guitarra. O Nickson escolheu 2 Gibson, um 57 classic e um 57 classic plus.

Essa guitarra é uma das minhas preferidas da Condor, o acabamento é muito bonito e é bem construída.Também foram trocadas as tarraxas condor originais por um set de groover, além do cordal e ponte. Foi colocado um encordoamento Elixir 0.11 e ação ficou baixa, bem confortável.

Ficou com uma ótima tocabilidade, timbre ótimo e com um visual lindíssimo:






terça-feira, 14 de maio de 2013

Fender MIM "$$"

Fender strat MIM, do Leonardo Telles. Ele trouxe para trocarmos o nut (que não tava legal) por um em osso, feito por mim. O nut é uma das partes mais importantes pra uma boa regulagem do instrumento.Sem contar que um nut mal feito pode além de deixar o instrumento descalibrado, dar diferenças nas oitavas e ainda matar o som das cordas. Utilizo ferramentas apropriadas pra esse trabalho (inclusive vocês não sabem como essas ferramentas, como uma simples serrinha Stewmac, são caras... Mas fazem toda a diferença num serviço de boa qualidade!).

Outro dos serviços que mais tem saído aqui na oficina é o de blindagem. De fato, ruído é uma coisa chata, além de uma blindagem bem feita (como as que saem daqui) sugiro sempre que usem bons cabos! Nada adianta blindar mas ligar a guitarra com cabo porcaria, vai matar frequências e criar ruídos. Nunca menospreze os detalhes, é onde moram as diferenças...

Finalizando, o Leonardo pediu que eu travasse a ponte, pois ele não usa a alavanca e costuma mudar bastante de afinação. Fiz um bloquinho de pinus, na medida exata entre a ponte e o corpo. Deixei dois furinhos pra facilitar a retirada com parafusos, caso queira mudar posteriormente.

A guitarra foi regulada meio tom abaixo, colocadas cordas Ernie ball 011. Ação média, ficou com a pegada bem firme e confortável. A guita é equipada com um set de pickups Lindy Fralin (se não me engano, os "vintage hot"). O timbre é muito bom, caracteristicas vintage mas com uma aquecida a mais no pickup da ponte.

Detalhe para a adesivagem "$$" que ele fez, ficou bem legal! Aí vão algumas fotos:











quarta-feira, 8 de maio de 2013

Precision Squier - Geral


Bass do Bruno Nunes, esse é de estimação (se não me engano o Bruno já tem esse baixo a mais de 12 anos).

Troquei os trastes (que ainda eram os originais, estavam só o bagaço da laranja) por Sanko SBB-215, aproveitei e dei uma retificada na escala. O tensor tava no limite e o braço ainda estava  côncavo, como os gringos chamam:"up bow". Tive que retirar material no começo e no final da escala, agora tá regulando normalmente.Também foi feita uma blindagem de primeira com fita de cobre, padrão que adotei.

O Bruno também trouxe peças pra substituir: uma ponte Badass II e um par de captadores dimarzio DP127.
Ponte instalada, lindíssima por sinal, e captadores ligados. Quanto aos pickups um detalhe relevante: é um par de humbuckers de saída alta, ou seja, o timbre foi modificado radicalmente. Foram ligados em série, deram um timbre bem mais gordo, bastante punch e com quase nada de "hum". Mas o timbre característico de Precision (nasalado) ficou só na memória, hehehe. Vou ver com o Bruno se depois a gente instala um push pull pra ter a opção deles ligados em paralelo, creio que pode ficar interessante também.

Enfim, aí vão as fotos, tem algumas do antes e depois:


Antes da troca.

Péssimas condições...

Trastes novos e escala tratada.

Ponte antiga, além de oxidada era de qualidade baixa.
Badass II, Top!


Blindagem, feita de forma profissional.


Prontinho!

Pronto pra "baixaria" :)